Parteiras: uma vida dedicada ao nascimento

Trazemos aqui, com imensa satisfação, o documentário “Parteiras”, fruto do projeto Raízes do Saber – Valorização da pessoa idosa do campo, realizado pelo Instituto Terraviva, com recursos do MDH.

Neste projeto produzimos 4 documentários sobre Mestres e Mestras do Saber e do Fazer de municípios do Agreste e Sertão alagoano.

Em “Parteiras”, entrevistamos 31 mestras do ofício do partejar no interior de Alagoas, as quais dedicaram a vida à promoção da saúde da gestante rural. São mulheres que enxergam o nascimento como um evento natural, familiar e que exige afeto. Praticavam o parto humanizado domiciliar sob a condição do cuidado. Idosas que sempre existiram e estiveram lá, em lugares remotos, dispostas e a postos da próxima chamada, protagonistas na manutenção das comunidades onde vivem e detentoras de um exímio conhecimento cognitivo que as torna especialistas das técnicas do “pegar menino”. Acima de tudo, idosas que sustentam os saberes de sociedades antepassadas como um verdadeiro legado à posteridade.

FICHA TÉCNICA
Direção/Fotografia/Montagem/Câmera: Arilene de Castro
Roteiro: Arilene de Castro; Bruna Teixeira; Manuella Paiva
Diretor Musical/ Assistente Câmera Montagem/ Operador de Áudio: Igor Castro
Músicos: Igor Castro e Lucas Cavalcante
Vocal: Dalva de Castro e Igor de Castro

5/5 - (1 vote)

Receba nossos melhores conteúdos e notificação das lives