O feto é capaz de sentir dor ou emoção?

Amigos, muitas pessoas perguntam, sobre qual o primeiro senso em um feto. Nos 3 primeiros meses já estão presentes: movimentos, soluço, dor, inteligência, respostas emocionais e senso vestibular.

Entre a 6ª e a 10ª semanas, começam a aparecer movimentos graciosos, rotatórios, de cabeça, braços e pernas. Os fetos tocam a cabeça, as faces, abrem a boca, já deglutem na 10ª semana. O soluço no feto passa a ser comum e pode ser provocado por soluções irritantes no líquido amniótico. O sugar do polegar e dedos é um ato reflexo comum nos neonatos.

É urgente que se entenda que existem vias de dor no feto, pois a negação disso traz consequências emocionais bastante graves.

Na verdade, do ponto de vista anatômico, a negação da experiência da dor no feto não se sustenta, sendo, portanto, uma lenda. No sistema nervoso central, o sistema Tachykinin e seus neurotransmissores – substancia P, neuroquinina A, neuroquinina K e assim por diante, já foram identificados estão relacionados com o controle da dor e já estão presentes entre a 12ª e a 16ª semanas gestacionais. A beta-endorfina e a beta-lipotrofina já são secretadas na 20ª semana, pela hipófise do feto. Além disto, diante da dor, ocorre alteração de ritmo cardíaco no feto e também alterações metabólicas.

David CHEEK, 1974, publicou achados de pesquisa de diversos autores provando a realidade da inteligência no estágio intra-uterino, fato importante a considerar dentro da educação, pois, devido às condições de sua gestação, quando alguém nasce, traz uma bagagem de inteligência maior ou menor.

Cheek foi um dos primeiros a trabalhar neste tema, o qual passou a ter tantos pesquisadores que acabou por gerar a criação de uma nova disciplina, a “Ciência do Cérebro”, responsável pelas descobertas de fenômenos insuspeitos até duas décadas atrás.

O professor de Harvard, Jason Birnholz, cardiologista de Chicago, realizou 50 mil sonogramas (imagens de ultra-sons), ao longo de décadas, e um dos achados marcantes que relatou foi: “Foram observadas reações emocionais no rosto do feto. E, se estão tristes, com certeza é por algo. Foram vistos fetos famintos chorarem como se fossem recém nascidos. Pensava-se que eram simples bolos de carne, mas não são”.

O senso vestibular (função de orientação espacial) se inicia em torno de 9,5 semanas, ele está presente na 25ª semana e nesta época se evidencia “definitivamente a função vestibular”. (MARET, 2005)

Um feto de 25 semanas é capaz de se movimentar livremente de maneira espontânea. (KLAUS e KLAUS, 2001). Então ele sabe que está de cabeça para cima e ou para baixo, em geral se estiver ao final da gravidez de cabeça para cima, ele estará lembrando a mãe que ainda tem alguma pendência dela com a mãe dela, e isto resolvido é só ela conversar com o bebê a verdade, enquanto ela anda de gatinha, a criança vira. Embora não esteja dizendo aqui que o parto nesta posição não seja possível. Mas o campo criado atrai alguém que não sabe muito lidar com esta situação. Esta é uma questão de campo morfogenético.

Beijos Eleanor

5/5 - (5 votes)

Receba nossos melhores conteúdos e notificação das lives